Com o Café com Historiador, convidamos você a uma imersão na rica história e cultura da Bahia. Nesse ambiente, você poderá apreciar os belos painéis assinados por grandes artistas do Brasil como: Genaro de Carvalho, Carybé, Júlio Spinoso; e obras de Di Cavalcanti, Nádia Taquary, Tatti Moreno, Caetano Dias, Calasans Neto e muitos outros, junto às icônicas fotografias de Pierre Verger. Destaque também para o painel de azulejos brancos e azuis em alto-relevo de Paulo Antunes Ribeiro. O prédio do Wish Hotel da Bahia é uma joia do modernismo no país, tombado em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
Além disso, oferecemos uma aula exclusiva sobre a história da Cidade do Salvador e da Bahia, passando por momentos marcantes e personagens icônicos, apresentada pelo historiador e curador do hotel Rafael Dantas. A experiência culmina com um café e chá da tarde repleto de pratos típicos da culinária baiana, com influência africana, indígena e ibérica mesclado aos vínculos culturais que formam a identidade e as artes da Bahia.
Desde a década de 1950, o Hotel da Bahia, como foi batizado o Wish Hotel da Bahia, é um verdadeiro palco de arte, sendo o único no Brasil a abrigar uma coleção tão distinta de obras que celebram a exuberância e a diversidade da cultura brasileira. No hotel já se hospedaram: Michael Jackson, Baden Powell, Paul Simon, Pelé, Jorge Amado, Gabriel Garcia Márquez, Elis Regina, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Xuxa, Milton Nascimento, família Rockefeller e Robert Kennedy Junior. Autoridades, presidentes e reis também passaram pela suíte presidencial, destacando-se: Rei Rainier de Mônaco, Reis da Suécia Carl Gustav e Sílvia, príncipe Akihito e Princesa Michiko, Elizabeth II, o rei da Inglaterra, Charles III, princesa de Gales, Diana, entre outros.
O Café com Historiador é um tour exclusivo dentro do hotel, conduzido por um professor que explora a arte, a história da construção do hotel e seu contexto artístico e cultural. Durante o tour, você aprenderá sobre o desenvolvimento cultural de Salvador e como o crescimento do hotel está interligado ao desenvolvimento da cidade.
O historiador passa aproximadamente uma hora com você, explicando e discutindo esses temas fascinantes. A experiência é finalizada com um chá da tarde, servido após as 16 horas, quando o Passeio da Vitória está fechado, garantindo um atendimento personalizado.
O chá da tarde inclui itens típicos da cultura baiana e nordestina, além de espumante, sucos, chá e café. Durante este momento, você terá a oportunidade de conversar mais sobre os assuntos discutidos e aproveitar uma seleção de delícias regionais.